terça-feira, 3 de novembro de 2015

"As amizades transpõem montanhas, distâncias impensáveis. Não aparecem: semeiam-se, crescem, cuidam-se. Um dia a flor será a mais bela na tua vida!" (Vinicius Homem)


Pois é, amigos, há já muito tempo que não vos escrevo. Tem sido uma grande falha minha, eu sei (mea culpa, mea culpa)!

Posso dizer-vos que, ao longo destes cinco meses, muita coisa tem acontecido, e quero partilhar convosco tudo o que se tem passado, o bom e o mau.

Contudo, não vou começar desde maio para cá, mas sim de Outubro para Maio. E como tem sido tanta coisa, vou dividindo as coisas. Hoje partilho convosco um último acontecimento.

Como me dei conta, a última vez que escrevi foi de revolta. Revolta por causa da morte, da morte que esteve diretamente ligada a uma pessoa fantástica.

Já não é a primeira vez que vos falo da Marine, autora do livro “Cancro com Humor”. Pois é, até ao fim-de-semana passado, eramos “conhecidos” virtuais. Quando estive em tratamentos, pelo Natal do ano passado, ofereceram-me dois exemplares do seu livro: um foi o amigo André Silva e outro, os amigos Convivas de Viseu.

Depois de devorar o livro numa tarde, tomei coragem e contactei a Marine, pelo amigo Facebook. Prontamente recebi uma mensagem carinhosa dela. Deu-me palavras de conforto, coragem e muita energia para seguir em frente. Então, desde aí, fomos falando, caminhando lado a lado. Mas ela nunca imaginou a força que me deu, a garra que me ajudou a lutar contra o Cancro. Antes de ler o livro, pensava que era um irresponsável, que levava tudo na brincadeira, que não estava a ser serio com a doença que tinha. Eu brincava com tudo e mais alguma coisa. Mas sentia-me único, sozinho. Contudo deparei-me com uma louca( e atenção, para mim a loucura é uma boa característica) que olhava para o que se tinha passado com ela e enfrentado todas as coisas com um pouco de “irresponsabilidade” (ou não!).

Era meu desejo conhecer a Marine, puder conversar com ela cara-a-cara, dizer-lhe o quanto me tinha ajudado. E, este fim-de-semana, a Marine veio fazer uma tertúlia a Mangualde. Mal vi que ela cá vinha, mandei-lhe logo uma mensagem. Queria muito conhecê-la pessoalmente. E eis que aconteceu. Fui a Mangualde ter com a Marine.



Bem, que vos posso dizer? Simplesmente que fracassei. Não lhe consegui dizer o quão agradecido lhe estou por tudo. E sabem porquê? Porque foi como se nos conhecêssemos há muito tempo. Estivemos na conversa, num enorme à vontade, falamos de doença, de vida, de religião, de tanta coisa em apenas meia hora. Foi um encontro fantástico. A Marine é uma pessoa fantástica, super divertida, extrovertida, sempre com um sorriso na cara (apesar de estar cansada, de ter tanto para fazer). Meia hora bastou para ter certezas daquilo tudo que eu já esperava. Bem, eu parecia uma criança quando conhece um dos seus ídolos: tremia, a barriga parecia que se colava às costas, as palavras saíam umas por cima das outras… Mas a fantástica Marine pôs-me logo à vontade e tudo isso passou. Vim de Mangualde com o coração cheio, super feliz.

Marine, prometi-te umas palavrinhas, e estas são especialmente para ti:
          
      És fantástica, com um coração de ouro. Não tenho palavras para descrever o quão bom foi conhecer-te, o quão bom foi a nossa troca de ideias. Numa das fases mais difíceis da minha vida, estiveste comigo sem me conheceres, simplesmente porque tínhamos um amigo em comum: o cancro. Deste-me força, coragem, energias para seguir em frente, para continuar a sorrir. Só a tua presença é testemunha de que não é uma doença que nos destrói, mas que nos ajuda a sermos melhores, a aproveitar cada minuto! Obrigado pelos 30 que me dispensaste do teu tempo. Obrigado pela amizade e por me encorajares. Para ti só te posso desejar tudo o que de bom existe. Continua a ser a fantástica pessoa que és, com um coração gigante e super híper mega bondoso. Continua a espalhar sorrisos, onde muitos querem plantar tristeza. Continua a Super Careca Power e a espalhar charme!

E isto só comprova que há Estórias no meio da História!




P.S. – O próximo relato não tardará a chegar!

Sem comentários:

Enviar um comentário